13 de julho de 2017
Palma Sola: Atendimento na saúde foi modernizado
Desde maio a Unidade de Saúde de Palma Sola implantou um novo sistema de funcionamento. Essa adequação, que é cobrada pelo Ministério da Saúde, transformou o sistema com o objetivo de agilizar e conseguir melhorar o atendimento à população, tendo um trabalho mais humanizado.
Rafael Nicolodi, é da Rang Tecnologia que fornece assistência para a implantação do sistema. Ele explica que em Palma Sola tem o prontuário eletrônico, que é obrigatório desde 2016, porém o sistema era de uma empresa terceirizada, e agora foi instalado um sistema público que faz toda a parte de prontuários sem custo para o município.
Segundo Rafael essa ferramenta traz muitos benefícios, por que a produção do município já aumentou os indicadores em mais de 100%. A produção de março foi 3,5 mil procedimentos, em abril pouco mais de 8 mil, e em maio que foi o primeiro mês onde a ferramenta foi utilizada, já foi pra 18 mil o número de procedimentos. “Desse total de procedimentos uma parte foi registros que não se faziam e agora estão sendo feitos, e uma parte são de novos atendimentos que os profissionais conseguem fazer. Ou seja, parte desse aumento de produção significa um real aumento de atendimentos à população”, explica o secretário de Saúde, Tiago Bianqueto.
Conforme Rafael, com a implantação do E-SUS houve uma capacitação dos profissionais de saúde e uma preparação para que eles pudessem utilizar o sistema. Além disso, quando é feita a implantação do sistema de atenção básica tem os pré-requisitos que o município precisa seguir, um deles é a organização da Unidade de Saúde, por que com o sistema do Ministério da Saúde é possível saber quanto cada profissional produziu. “Mesmo assim o E-SUS preza mais pela qualidade de atendimentos do que pela quantidade, então pode acontecer de o paciente precisar esperar um pouco mais para ser atendido, mas quando ele for será da melhor maneira possível”, afirma Rafael detalhando que com o novo sistema além de melhorar a organização e a produção na Unidade de Saúde, o prontuário dos pacientes vai ser mais completo.
Além disso, foi implantado o Mapa Inteligente, um projeto piloto instalado no município que utiliza o Google Maps para centralizar as informações dos pacientes e possibilitar usar filtros na pesquisa que vão mostrar a quantidade exata de pacientes em uma determinada situação, e onde eles moram. “Então se precisarmos desses dados para uma pesquisa ou mesmo para desenvolver uma estratégia de intervenção poderemos rapidamente encontrar todas as gestantes do município, por exemplo, apenas utilizando o sistema do Mapa Inteligente”, explica o secretário de Saúde.
Tiago destaca ainda que a Unidade de Saúde tem algumas atribuições, dentre elas está a prevenção além do atendimento. E isso poderá ser feito através desses dados, da realização de campanhas, de um atendimento com mais qualidade. “Esses avanços mostram a resolutividade, por que além do problema momentâneo da pessoa, que fez com que ela procurasse a Unidade, a gente quer fazer saúde, e para isso precisamos de todo um acompanhamento desse paciente. Quando ele chega à Unidade é preciso fazer a consulta, o acompanhamento, a reavaliação do paciente e do tratamento que está sendo aplicado para garantir que seja o melhor possível”, destaca Bianqueto.
O secretário enfatiza ainda o papel dos ESFs que são os grupos de Estratégias de Saúde da Família, com a implantação do novo sistema. “Houve uma mudança enorme, por que as equipes vão ter de forma bem descrita no Mapa Inteligente a sua área e é nelas que os profissionais farão o acompanhamento, não precisa mais acompanhar o município inteiro, mas sim focar nos pacientes que estão dentro de sua área de abrangência”, destaca.
Rafael salienta que o principal objetivo com a implantação do novo sistema é organizar a atenção básica de forma com que ela funcione de acordo com os padrões do Ministério da Saúde, visando o acompanhamento da população e a prevenção, por que quando se previne a doença se consegue diminuir o número de idas ao Posto de Saúde e as pessoas que realmente precisam ir são bem atendidas. “Posto de Saúde não é lugar de passear, você pode se contaminar ou contaminar outras pessoas com uma gripe ou coisa do tipo, e é isso que a gente busca mudar. Isso não significa que o município quer parar de atender aos pacientes, mas sim que queremos ter cada vez um melhor atendimento para quem realmente precisa, visando a promoção de saúde”, enfatiza.
Dentre as mudanças no atendimento está ainda a implantação do sistema de acolhimento, que vem para substitui o sistema de triagem. “Hoje o paciente que chega passa por uma pré-avaliação com uma técnica de enfermagem para detectar se é emergência, urgência ou se é uma consulta normal. Caso seja uma consulta normal vai ser passado com a enfermeira que fará uma consulta de enfermagem que vai detectar se aquele paciente realmente precisa passar por uma consulta médica, ou se ela pode resolver o problema através de uma consulta de enfermagem que é regulada por lei e pode ser realizada. Caso seja necessário o paciente será encaminhado para a consulta médica”, detalha o secretário.
Atualmente cada equipe do Nasf é responsável por cerca de 2,5 mil pessoas no município, o que é um número reduzido e proporciona a criação de um vínculo da equipe com os pacientes. “Acho que a grande mudança é essa, antes a Unidade funcionava como um pronto atendimento, o paciente era medicado e dispensado, hoje é feita uma investigação da causa da demanda e buscamos realmente tratar o problema e não apenas os sintomas”, finaliza Bianqueto.